Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

As diferenças básicas da Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria

As diferenças básicas da Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria

O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica como: a psicanálise, a cognitivo-comportamental, a gestalt e outras.

O psicanalista tem a formação em psicanálise que é o método terapêutico que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes e suas implicações, através do discurso, ações e produções imaginárias de uma pessoa. Baseada nas associações livres e na transferência o Analista vai tecendo junto com seu Analisando os conteúdos recalcados (inconsciente), permitindo a elaboração e reelaboração destes, e assim a liberação do sofrimento que o analisando era submetido por não conhecimento de determinados conteúdos.

 

ABOUT AUTHOR